Central de Ajuda

Como Configurar a Integração com o Facebook Ads

Para realizar suas campanhas de captação ou geração de Leads, muitos clientes utilizam o Facebook Ads. Com o objetivo de facilitar a captura destes Leads diretamente para o Gluo CRM, realizamos a integração entre as duas plataformas.

A partir de agora, todos os clientes interessados poderão utilizar este recurso e economizar muito tempo no processo de prospecção de novos Leads oriundos do Facebook.

I. Recursos da integração:

  1. Captura de Leads a partir de vários Formulários do Facebook, ao mesmo tempo
  2. Definição dos campos dos formulários do Facebook Ads, que poderão ter seus dados transferidos para o CRM (Mapeamento de campos)
  3. Impede a duplicidade de registros ou permite sobrescrever os dados de Leads no CRM, a partir dos Leads recebidos via integração
  4. Captura e registra, automaticamente, no Gluo CRM, a Fonte do Lead, permitindo criar Filtros para identificar a origem dos Leads do Facebook.

Uma vez no CRM, os Leads capturados via Facebook Ads poderão ser conduzidos, através do Pipeline de Prospecção, para conversão em Oportunidades e venda.

II. Configurando a Integração

Abaixo apresentamos, mais detalhadamente, os procedimentos necessários para configurar a integração do Gluo CRM com o Facebook Ads.

Não é nosso objetivo, neste tutorial, demonstrar como criar anúncios através do Facebook Ads e consideramos que você já domina este conhecimento.

2.1. Acesso à Área de Configuração no Gluo CRM

Para iniciar a configuração da integração do Gluo CRM com o Facebook Ads, acesse como Administrador, o menu Configurações > Configurações CRM > Gestão de Módulos > Integrações. Você será direcionado para a tela abaixo:

Acesso Configuração Integração Facebook Ads
Nota: Caso não visualize o acesso à integração indicado na imagem acima, você deverá, antes de mais nada, ativar o módulo em Configurações > Configurações CRM > Gestão de Módulos > Módulos > Integração Facebook Ads

2.2. Permissão Acesso Gluo CRM à conta Facebook

No local indicado na imagem acima, clique em Configurações > Configuração Chaves para Integração, para acessar a tela de conexão com o Facebook, onde você deverá conceder permissão para que o Gluo CRM acesse sua conta Facebook.

Permissão Acesso Gluo CRM à conta Facebook

Ao clicar sobre o botão Acessar Facebook, conforme imagem acima, você será conduzido à janela suspensa onde poderá dar consentimento para que o Gluo CRM acesse sua conta Facebook.

Tela de Consentimento do Facebook

2.3. Configurando Integração com a Página e Formulários Facebook

Uma vez que você tenha concedido acesso do Gluo CRM à sua conta Facebook, na tela seguinte serão exibidas suas páginas e respectivos formulários. Escolha pelo menos uma Página para integrar um ou mais formulários relacionados.

Configurando Integração com Página e Formulários

Descrição dos Campos

Abaixo, encontra-se uma breve descrição das funcionalidades de cada campo, conforme numeração indicativa exibida na imagem acima.

1AutenticaçãoA partir deste botão você pode autenticar a conexão com sua conta Facebook ou removê-la.
2Registrar PáginasAssim que conectar, neste campo você encontra todas as suas Páginas no Facebook. Escolha uma delas para seguir.
3Remover PáginasCaso queira, poderá remover a integração com a Página inicialmente integrada e posteriormente selecionar outra.
4Não salvar lead sem a chave de validaçãoMarque este campo, para que o cadastro de Leads no CRM, capturados a partir do Facebook, não sejam duplicados.
5Chave de validaçãoDefina, neste campo, qual chave deverá ser utilizada para evitar a duplicidade de cadastro do Lead no Gluo CRM. Aqui você poderá utilizar qualquer campo existente no cadastro do Lead e igualmente presente no Formulário da Página do Facebook. Normalmente utiliza-se o E-mail ou o Celular.
6Definir como os registros duplicados devem ser manipuladosDefina, neste campo, como o Gluo CRM deve se comportar assim que um novo Lead do Facebook seja transferido para o Sistema: 1) Nenhum – Não se aplica nenhuma condição, permitindo inclusive a duplicação. 2) Sobrescrever – Os dados dos Leads vindos do Facebook, irão sobrecrever os dados dos Leads cadastrados no Gluo CRM, que tenham conteúdo idẽntico da chave definida. 3) Pular – Uma vez que os dados do Lead, vindos do Facebook, possua o mesmo conteúdo da chave escolhida, este Lead não será cadastrado no CRM.
7Acessar mapeamentosClique sobre este botão para acessar a área de Mapeamento de Campos.

2.4. Mapeamento de Campos

Para que os dados capturados a partir dos formulários das campanhas no Facebook Ads, sejam adequadamente transferidos para o Gluo CRM, você deverá mapeá-los, ou seja, devera informar a equivalência entre os campos do formulário do Facebook e os do cadastro do Lead , no CRM.

Mapeamento de Campos Facebook > Gluo CRM

Conforme imagem acima, faça a combinação dos campos da primeira coluna (Formulário Facebook), com os campos da coluna da direita (Campos do cadastro do Lead, no Gluo CRM) e na sequência, clique em Salvar, para que toda a configuração esteja efetivamente realizada.

III. Vídeo de Demonstração

Para facilitar o entendimento sobre os procedimentos da integração, apresentamos abaixo, vídeo com mais detalhes. Para assistir com maior qualidade, escolha a opção de visualizar em HD e assista no modo tela cheia.

Vídeo sobre Configuração Integração Gluo CRM e Facebook Ads

Este artigo te ajudou?