Integração com RD Station Marketing

Como integrar o Gluo CRM com RD Station Marketing? #

A integração do Gluo CRM com o RD Station Marketing, permite que as oportunidades geradas no RD Station sejam enviadas diretamente para o CRM, por conversão ou marcação de oportunidade.

Ao concluir o processo de venda no Gluo CRM, caso a Oportunidade tenha sido ganha, a integração retorna o valor da venda e move o Lead para o estágio do funil Cliente, no RD Station. 

Assim que a Oportunidade é dada como perdida no Gluo CRM (Fechado Perdida), é registrado na timeline do Lead relacionado, no RD Station, que a Oportunidade foi perdida, juntamente com o número da Oportunidade relacionada no Gluo CRM.

Com a integração é possível que cada campo personalizado no RD Station Marketing, seja mapeado com campos padrões ou customizados no Gluo CRM, a partir da área de configuração da integração no CRM.

Ao integrar o RD Station Marketing com o Gluo CRM, você terá condições de realizar o fluxo completo do relacionamento com o Cliente, da captura, aquecimento, conversão do Lead em Oportunidade, no RD Station, ao fechamento da venda no Gluo CRM, com feedback automático para o RD Station. 

TIPO DE INTEGRAÇÃO #

Entrada e Saída: esta integração envia dados para o RD Station e envia dados do RD Station para Gluo CRM.

REQUISITOS DA INTEGRAÇÃO #

  • Atualmente, para utilizar a integração do Gluo CRM com o RD Station Marketing, basta contratar qualquer um dos planos disponíveis do Gluo CRM, sem nenhuma restrição.
  • Plano RD Station Marketing Pro ou Enterprise.

PASSO A PASSO PARA REALIZAR A INTEGRAÇÃO #

Para efetivação do processo de integração entre o Gluo CRM e o RD Station, foi desenvolvida, no Gluo CRM, área de configuração onde o usuário administrador do Sistema, poderá configurar as chaves de integração.

Para acessar a área de configuração da integração, o usuário deverá acessar o menu Configurações > Configurações CRM > Gestão de Módulos > Integrações > Integração RD Station, conforme Figura 1: Tela principal da Área de Configuração Integração RD Station, abaixo:

Como Integrar o Gluo CRM ao RD Station Marketing
Figura 1: Tela Principal da Área de Configuração Integração RD Station
Nota: Caso não visualize o acesso à integração indicado na imagem acima, você deverá, antes de mais nada, ativar o módulo em Configurações > Configurações CRM > Gestão de Módulos > Módulos > Integração RD Station

Após clicar sobre o botão “Configurações”, conforme destaque na imagem acima, você será direcionado para área de configuração da chave de integração e mapeamento de campos.

Chaves Integração Gluo CRM com RD Station
Figura 2: Configuração Chaves de Integração e Mapeamento de Campos
No.CAMPO / BOTÃODESCRIÇÃO
1Acessar RD StationAo clicar sobre este botão, você terá acesso à tela de configuração para conexão com o RD Station.
2Remover IntegraçãoCaso queira desativar a integração, clique sobre esta botão.
3EventoSelecione aqui, o momento em que o Lead deverá ser transferido do RD Station para o Gluo CRM. Isto pode ocorrer em três situações: 1) Lead Convertido, 2) Marcado como Oportunidade ou 3) Manual.
4Registrar EventoApós selecionar a forma como o Lead será transferido do RD Station para o Gluo CRM, clique sobre o botão “Registrar Evento” para que a configuração seja aplicada.
5Acessar MapeamentoClique sobre o botão “Acessar Mapeamento” para realizar o mapeamento de campos customizados no RD Station com campos customizados no Gluo CRM.

A partir da área de configuração, conforme Figura 3: Botão Acesso Tela Integração RD Station acima, o primeiro passo é realizar a integração clicando sobre o botão “Acessar RD Station”. 

Acesso Integração Gluo CRM e RD Station
Figura 3: Botão Acesso Tela Integração RD Station

Assim que clicar sobre o botão acima indicado, a janela abaixo, Figura 4: Tela Login RD Station, será exibida, onde deverá informar os dados utilizados para acesso ao seu RD Station.

Tela login RD Station
Figura 4: Tela login RD Station

Após acesso, selecione a conta do RD Station que deseja utilizar para integrar ao Gluo CRM, conforme a Figura 5: Pop-up Seleção Conta RD Station Marketing, abaixo:

Seleção Conta RD Station
 Figura 5: Pop-up Seleção Conta RD Station Marketing

Após seleção da conta do RD Station Marketing, será exibida a lista de recursos que você poderá autorizar acesso pelo Gluo CRM, conforme a Figura 6: Lista de Recursos RD Station Marketing, abaixo:

Lista de Recursos RD Station Marketing
Figura 6: Lista de Recursos RD Station Marketing

Uma vez que aceite e concorde, clique sobre o botão “Conectar” para concluir o processo de integração. Visualize a confirmação deste processo a partir do seu RD Station, acessando o menu Minha conta > Integrações.

Resumo Conexão com RD Station Marketing
Figura 7: Resumo Conexão com RD Station Marketing

Definição Momento Envio Lead do RD Station para Gluo CRM #

A partir da integração é possível definir em qual momento o Lead cadastrado no RD Station, deverá ser transferido para o Gluo CRM.

Existem três momentos em que a transferência pode ocorrer: 1) Lead Convertido, 2) Marcado como Oportunidade e 3) Manual.

1. Lead Convertido

Um vez escolhido este momento (Evento), quando o Lead for convertido no RD Station, seus dados serão transferidos para o Gluo CRM.

2. Marcado como Oportunidade

A partir deste Evento, quando a o Lead é marcado como Oportunidade no RD Station, seus dados são transferidos, automaticamente, para o Gluo CRM.

3. Manual

 A transferência de Leads para o Gluo CRM poderá ocorrer também, utilizando Evento “Manual”, com utilização do recurso de Webhook.

Assim que você selecionar o Evento “Manual”, será gerado Webhook, conforme Figura 8. Selecionando Evento “Manual” e Webhook, abaixo.

Figura 8: Selecionando Evento “Manual” e Webhook

A URL (Webhook) gerada, conforme imagem acima, poderá ser utilizada no RD Station, para transferir dados do Lead para o Gluo CRM, de forma manual (informando o Webhook) a partir da área de Automação de Marketing. 

Área de Configuração Mapeamento campos customizados

A partir da área de Configuração do módulo de integração no Gluo CRM, é possível definir também, o mapeamento de campos customizados, criados no RD Station e campos do Gluo CRM. Assim que um campo customizado é criado no RD Station, o mesmo fica visível no Gluo CRM para mapeamento. Para realizar o mapeamento de campos, acesse a área de configuração do módulo de integração no Gluo CRM e clique sobre o botão “Acessar Mapeamento”, conforme apresentado na Figura 9. Acesso Mapeamento Campos Customizados,  abaixo. 

Figura 9: Acesso Mapeamento Campos Customizados

Ao clicar sobre o botão “Acessar Mapeamento”, a partir da nova tela aberta, você poderá mapear no Gluo CRM, os campos customizados criados no RD Station, conforme Figura 10: Área de Mapeamento de Campos Customizados, abaixo.

Como integrar o Gluo CRM
Figura 10: Área de Mapeamento de Campos Customizados

Você poderá criar os campos customizados no RD Station a partir do menu Converter > Campos personalizados.

Figura 11: Criação de Campos Customizados no RD Station

IMPORTANTE: Os campos de Email, Sobrenome, Empresa, Cargo, Descrição, Site, Telefone, Celular, Cidade e Estado, disponíveis no módulo de Lead do Gluo CRM, já estão mapeados, por padrão, com os respectivos campos equivalentes no RD Station Marketing.

OPERACIONALIZAÇÃO DO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO #

Destacamos, nos tópicos seguintes, como ocorre a operacionalização do processo de integração entre o RD Station e o Gluo CRM, a partir da sincronização de dados entre as duas aplicações.

Transferindo Leads do RD Station para o Gluo CRM

Uma vez realizados os procedimentos de configuração mencionados nos tópicos anteriores, a transferência de Leads criados no RD Station, para o Gluo CRM, ocorre de forma automática quando utilizadas uma das ações ou eventos definidos nos tópicos 1. Lead Convertido e  2. Marcado como Oportunidade, acima. 

Caso tenha interesse em realizar a transferência de Leads adotando critério (evento) diferente das duas opções anteriores, poderá utilizar o recurso de Webhook, conforme apresentado no tópico 3. Manual.

Atualização do Status do Lead no RD Station, a partir da Oportunidade no Gluo CRM

 Assim que o status de uma Oportunidade é atualizado no Gluo CRM, para “Fechado Vencida” ou “Fechada Perdida”, esta ação tem reflexo imediato na situação do Lead no RD Station.

Oportunidade “Ganha” no Gluo CRM

Quando uma Oportunidade é dada como ganha no Gluo CRM (Fechado Vencida), a partir do processo de integração, o estágio do Lead no RD Station é marcado como “Cliente” e o valor da venda também é registrado, conforme apresentado na Figura 15: Oportunidade Ganha no Gluo CRM x Alteração Estágio Funil RD Station, abaixo.

Como integrar o Gluo CRM
Figura 15: Oportunidade Ganha no Gluo CRM x Alteração Estágio Funil RD Station

Oportunidade “Perdida” no Gluo CRM

Assim que uma Oportunidade é dada como perdida no Gluo CRM (Fechado Perdida), através do processo de integração, é registrado na time line do Lead relacionado, no RD Station, que a Oportunidade foi perdida e número da Oportunidade relacionada no Gluo CRM, conforme apresentado na Figura 16: Oportunidade Perdida no Gluo CRM x Reflexos RD Station, abaixo.

Como integrar o Gluo CRM
Figura 16: Oportunidade Perdida no Gluo CRM x Reflexos RD Station

Pontuação e Classificação do Lead no RD Station x Gluo CRM #

Conforme a passagem do Lead pelo fluxo de automação de Marketing, tendo sua classificação e/ou pontuação definida no RD Station, a integração fará com que a classificação e pontuação do Lead seja registrada, automaticamente, no cadastro do Lead relacionado no Gluo CRM, conforme exemplificado na Figura 17: Pontuação e Classificação do Lead no RD Station x Gluo CRM, logo abaixo.

Como integrar o Gluo CRM com RD Station
Figura 17: Pontuação e Classificação do Lead no RD Station x Gluo CRM