Para realizar suas campanhas de captação ou geração de Leads, muitos clientes utilizam o Facebook Ads. Com o objetivo de facilitar a captura destes Leads diretamente para o Gluo CRM, realizamos a integração entre as duas plataformas.
A partir de agora, todos os clientes interessados poderão utilizar este recurso e economizar muito tempo no processo de prospecção de novos Leads oriundos do Facebook.
I. Recursos da integração:
- Captura de Leads a partir de vários Formulários do Facebook, ao mesmo tempo
- Definição dos campos dos formulários do Facebook Ads, que poderão ter seus dados transferidos para o CRM (Mapeamento de campos)
- Impede a duplicidade de registros ou permite sobrescrever os dados de Leads no CRM, a partir dos Leads recebidos via integração
- Captura e registra, automaticamente, no Gluo CRM, a Fonte do Lead, permitindo criar Filtros para identificar a origem dos Leads do Facebook.
Uma vez no CRM, os Leads capturados via Facebook Ads poderão ser conduzidos, através do Pipeline de Prospecção, para conversão em Oportunidades e venda.
II. Configurando a Integração
Abaixo apresentamos, mais detalhadamente, os procedimentos necessários para configurar a integração do Gluo CRM com o Facebook Ads.
Não é nosso objetivo, neste tutorial, demonstrar como criar anúncios através do Facebook Ads e consideramos que você já domina este conhecimento.
2.1. Acesso à Área de Configuração no Gluo CRM
Para iniciar a configuração da integração do Gluo CRM com o Facebook Ads, acesse como Administrador, o menu Configurações > Configurações CRM > Gestão de Módulos > Integrações. Você será direcionado para a tela abaixo:
Nota: Caso não visualize o acesso à integração indicado na imagem acima, você deverá, antes de mais nada, ativar o módulo em Configurações > Configurações CRM > Gestão de Módulos > Módulos > Integração Facebook Ads |
2.2. Permissão Acesso Gluo CRM à conta Facebook
No local indicado na imagem acima, clique em Configurações > Configuração Chaves para Integração, para acessar a tela de conexão com o Facebook, onde você deverá conceder permissão para que o Gluo CRM acesse sua conta Facebook.
Ao clicar sobre o botão Acessar Facebook, conforme imagem acima, você será conduzido à janela suspensa onde poderá dar consentimento para que o Gluo CRM acesse sua conta Facebook.
2.3. Configurando Integração com a Página e Formulários Facebook
Uma vez que você tenha concedido acesso do Gluo CRM à sua conta Facebook, na tela seguinte serão exibidas suas páginas e respectivos formulários. Escolha pelo menos uma Página para integrar um ou mais formulários relacionados.
Descrição dos Campos
Abaixo, encontra-se uma breve descrição das funcionalidades de cada campo, conforme numeração indicativa exibida na imagem acima.
1 | Autenticação | A partir deste botão você pode autenticar a conexão com sua conta Facebook ou removê-la. |
2 | Registrar Páginas | Assim que conectar, neste campo você encontra todas as suas Páginas no Facebook. Escolha uma delas para seguir. |
3 | Remover Páginas | Caso queira, poderá remover a integração com a Página inicialmente integrada e posteriormente selecionar outra. |
4 | Não salvar lead sem a chave de validação | Marque este campo, para que o cadastro de Leads no CRM, capturados a partir do Facebook, não sejam duplicados. |
5 | Chave de validação | Defina, neste campo, qual chave deverá ser utilizada para evitar a duplicidade de cadastro do Lead no Gluo CRM. Aqui você poderá utilizar qualquer campo existente no cadastro do Lead e igualmente presente no Formulário da Página do Facebook. Normalmente utiliza-se o E-mail ou o Celular. |
6 | Definir como os registros duplicados devem ser manipulados | Defina, neste campo, como o Gluo CRM deve se comportar assim que um novo Lead do Facebook seja transferido para o Sistema: 1) Nenhum – Não se aplica nenhuma condição, permitindo inclusive a duplicação. 2) Sobrescrever – Os dados dos Leads vindos do Facebook, irão sobrecrever os dados dos Leads cadastrados no Gluo CRM, que tenham conteúdo idẽntico da chave definida. 3) Pular – Uma vez que os dados do Lead, vindos do Facebook, possua o mesmo conteúdo da chave escolhida, este Lead não será cadastrado no CRM. |
7 | Acessar mapeamentos | Clique sobre este botão para acessar a área de Mapeamento de Campos. |
2.4. Mapeamento de Campos
Para que os dados capturados a partir dos formulários das campanhas no Facebook Ads, sejam adequadamente transferidos para o Gluo CRM, você deverá mapeá-los, ou seja, devera informar a equivalência entre os campos do formulário do Facebook e os do cadastro do Lead , no CRM.
Conforme imagem acima, faça a combinação dos campos da primeira coluna (Formulário Facebook), com os campos da coluna da direita (Campos do cadastro do Lead, no Gluo CRM) e na sequência, clique em Salvar, para que toda a configuração esteja efetivamente realizada.
III. Vídeo de Demonstração
Para facilitar o entendimento sobre os procedimentos da integração, apresentamos abaixo, vídeo com mais detalhes. Para assistir com maior qualidade, escolha a opção de visualizar em HD e assista no modo tela cheia.